I'm with memory problem in my computer with used LabVIEW 8.0
Rubens Ramires Sobrinho
2008-07-16 17:10:15 UTC
Dear Sirs;

I would like to receive information on as to decide the problems with
memory of my computer when use LabVIEW 8,0 in set with NI USB-6251.

O program that I am elaborating constitutes the generation of a sine
signal of 50000 points to a frequency of 10 Hz and, I used four input
canals  with  sampling rate of 200000 S/s being 100000
samples for canal to be treated.

The program uses one while Loop and all the controls, pointers and
icons are internally. But when the program starts to run. The measure
that passes the time the memory goes fulling and the computer to be
slow and the commands delay to be brought up to date and to even stop
the program it delays much time.

Exists a solution to incapacitate the extreme use of the memory, or a form to clean the memory to each interaction of the Loop?

My e-mail addreess is ***@superig.com.br

Best Regards

Rubens Ramires Sobrinho
Lucianogob
2008-07-17 13:10:13 UTC
Olá Rubens,

Você poderia por favor enviar o VI que vem apresentando este problema para que eu possa analiza-lo e te indicar uma melhor solução para este problema?

Obrigado.

Atenciosamente,

Luciano Borges
National Instruments Brazil
Rubens Ramires Sobrinho
2008-07-18 11:40:09 UTC
Prezado Luciano Borges;

Conforme sua solicitação, segue em anexo o programa que estou
desenvolvendo. Ele está inserido em uma biblioteca chamada
Barhausen.llb, encontra-se na parte superior para uma chamada direta no
windows. Os demais subVI's encontram-se na parte inferior como
programas auxiliares.

Para entrar no diagrama de blocos, precisa inserir uma senha que é,
"ladin", gostaria de manifestar aqui as idéias que tive para a sua
construção.

O gerador de ondas é uma adaptação de um dos exemplos sugeridos nos
pacotes do LabVIEW, o "Cont Gen Voltage Wfm-Int Clk.vi", foi o único
"vi" que conseguimos utilizar para este programa, os demais exemplos
geram sinais intermitentes e o equipamento que estamos desenvolvendo
não pode trabalhar com sinais gerados com intermitências.

Como são necessários os ajustes durante a realização dos testes com o
equipamento, os controles de freqüência, amplitude e tipo de sinal
devem estar disponíveis a cada interação do loop. Por isto precisei
inserí-los no interior do while loop. Acredito que o principal motivo
que está fazendo com que a memória do computador seja saturada e com
isto, o processador fica muito lento, a tal ponto de demorar vários
minutos para o desligamento do programa, quando acionado o botão de
desliga, seja provocado pelo algoritmo do gerador.

Os analisadores de espectros,  o trigger para escolha da
melhor  forma de onda para gravação e demais controles e
indicadores, apresentam consumo de memória, mas não provocam a
saturação da memória do computador.

Neste sentido, gostaria muitíssimo que você analizasse este programa e
me informasse a razão e quais as alternativas que posso minimizar ou
eliminar este problema, porque os ensaios serão realizados em muitas
amostra de corpos de prova metálicos e o programa não pode ser tão
lento a ponto de prejudicar o desempenho do ensaio.

Antecipo meus agradecimentos pela sua atenção e pela sua ajuda.

Atenciosamente

Pesquisador: Dr. Rubens Ramires Sobrinho, e-mail: ***@superig.com.br
Responsável: Prof. Dr. Linilson Rodrigues Padovese, ***@usp.br
EPUSP - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Departamento de Engenharia Mecânica
Laboratório de Dinâmica

Barkhausen.llb:
http://forums.ni.com/attachments/ni/250/41650/1/Barkhausen.llb
Lucianogob
2008-07-21 17:40:10 UTC
Boa Tarde Rubens,
Encaminho a você uma série de links sobre possíveis causas e soluções para a saturação de memória.
Quanto a esta saturação de memória, é apresentado algum erro?
Fico a disposição para qualquer dúvida que possa surgir.
&nbsp;
Rubens Ramires Sobrinho
2008-07-21 19:40:08 UTC
Prezado Luciano;

Na sexta-feira e hoje, estive trabalhando no programa que enviei no meu
último e-mail para você. Não sei exatamente porque, mas quando os
algoritmos para ajustes de ganho, aqueles que estão com várias
variáveis globais dentro de estruturas de sequência no interior do
while loop em conjunto com os vi's de aquisição e de geração de onda,
eles vão acumulando o uso de memória do computador absurdamente.

No entanto, quando eu isolei somente os vi's de ganho em relação aos
demais, o problema foi resolvido, ou seja, na versão atual, criei um
"case" para acionamento temporário dos ganhos, tendo ajustado uma única
vez as portas digitais, as interações seguintes não precisam estar
escrevendo nas mesmas portas, consequentemente, não sobrecarrega a
memória e o processamento do microcomputador. Quando eu desejar alterar
os ganhos do equipamento, eu libero o case, colocando o botão em
"true", para ajustes e em seguida eu altero o controle para "false" nas
interações subsequentes.

A princípio o problema parece resolvido, assim que eu tiver notícias
voltarei a informá-lo. Agradeço a sua atenção e as suas sugestões para
aumentar meus conhecimentos com o uso do LabVIEW.

Atenciosamente

Rubens